South Africa 2010 - World Cup

Pois é, a copa do mundo 2010 começou e alguns comentários e pensamentos começam a surgir.
Ouvi e li alguns comentários referentes a Shakira ter usado playback no show de abertura da copa. Primeiro, devo dizer que foi o momento mais esperado por mim, no pouco que pude ver da cerimônia, e Shakira não me decepcionou em nada. Shakira é minha diva suprema, sem chance nenhuma de substituição. Ela é energética, linda, performática, me arrepia... Como disse o Paulo Rogério quando conversamos sobre o assunto, "Shakira, se fosse ver, não precisava nem cantar...", pois é, só existir. E outra: para seus fãs, ela já deixou muito claro o quanto tem competência para se apresentar ao vivo, em musicais alucinantes e emocionantes. O vídeo acima é o clipe do tema oficial da Copa do Mundo 2010, "Waka Waka (This Time For Africa)", interpretado por ela que, ao lado de dançarinos africanos, celebra a união dos povos nesse momento onde negros, brancos, amarelos, azuis, compartilham da mesma energia.
Tenho visto muita coisa sobre a África do Sul, reportagens sobre seu povo, sua cultura, e me impressiona a alegria e a beleza de seu povo. Um país onde houve uma época em que brancos e negros eram discriminadamente separados, onde durante anos e anos, foi necessária muita luta para quebrar preconceitos de raça, desigualdades sociais e de direitos civis, receber hoje um campeonato mundial onde não há raça, cor, apenas a vontade de vencer, o grito da torcida com suas vuvuzelas multicores, é motivo sim de celebração. Que a Copa traga bons frutos para a África e seu povo, que ainda sofre com uma taxa alta de desemprego, com a violência e com a miséria de uma parte de seu povo.

Nenhum comentário: