Vuvuzela

"Não sei o que ele tem, assistindo futebol... Ele nunca assistiu futebol." Foi o que eu ouvi a minha mãe dizer para minha tia ontem, no meio do jogo do Brasil contra o Chile, depois de ter me visto com o rosto colado na televisão enquanto roía as unhas. Dizer que eu nunca assisti futebol é exagero de mãe. É claro que já assisti. Vibrei quando criança na copa de 1994. Corria gritando com a bandeira do Brasil na rua Alfredo Guedes, fazendo festa, na época era lá que eu morava. Em 98, lembro da minha decepção na casa do meu tio quando o Brasil perdeu na final. Quase chorei. Em 2002, acompanhei os jogos fervorosamente também, saí em carreata na final, cantando o tema da copa. 2006 passou batido, foi muito mais festa estar com os amigos. O fato é que a única coisa que sabia dizer era que o Brasil ganhou, ou que o Brasil perdeu. Não prestava atenção nos lances, nem sabia quem fazia feio ou bonito em campo. Nesse ano não. Me arrisco até a comentar alguns lances no twitter e entrar em discussões sobre futebol.

O Che, por exemplo, com quem converso sobre tudo, já travou discussões feias comigo sobre os jogos dessa Copa, principalmente é claro, quando a seleção é a Argentina. Eu disse que o último jogo, contra o México foi roubado, que deveria ter terminado 1 a 1, e resolvido na prorrogação ou nos pênaltis. Dois gols manjados da Argentina, um irregular que deveria ter sido anulado pelo incompetente árbitro, e o outro que foi dado de presente pelo time mexicano, que naquela hora já estava desestruturado emocionalmente pelo erro da arbitragem, decidiram o jogo. Daí, o resultado de 3 a 1 pra Argentina. Assistimos o jogo juntos na casa do Che, eu, ele, Lis e Alan, ah, e o pai do Che, seu Beto, uma figura, que era na sala mais do contra do que eu e Alan, que no fundo, torcemos pro México. Bom, o fato é que a Argentina, além de mostrar um bom trabalho em campo, que não deve ser descartado, é muito sortuda. Ganhou da Nigéria de 1 a 1 no primeiro jogo, também de forma irregular. Depois, pegou uma fraca Coréia do Sul, e a Grécia, que perdeu para a mesma Coréia no primeiro jogo. Enfim, penso que a Argentina vai mostrar de fato a que veio no próximo sábado, quando encarar a Alemanha, será a prova de fogo.

Brasil contra Portugal, aquele joguinho morno, assistimos na Lex Luthor, eu, Alan, Che e a galerinha do teatro que estava por lá. Tive a sensação concreta de como as vuvuzelas são insuportáveis, principalmente na mão de crianças e pré-adolescente. Eu ouvi vuvuzelas. Com que frequência? Todo o tempo! Mas o que matou mesmo foi a correria! Sai da biblioteca, passa no mercado, come uma Ruffles, chega na Lex, vuvuzela, vuvuzela, bomba, vuvuzela, sobe correndo, almoço no restaurante, 13h15, desde correndo, indigestão hehe.

Brasil ontem contra o Chile foi só alegria! Que beleza! Kaká Bad Boy soltando palavrão no meio do jogo e tendo que ser retirado pra não levar cartão vermelho! Robinho teve sua chance e marcou! Foi lindo! 3 gols autênticos e brasileiros! Brasil pegou a seleção chilena que estava numa fase complicada e tinha ajuda histórica dos números, e aí não deu outra! Dá-lhe Brasil! Assisti o jogo em casa com os amigos, parentes, vizinhos... Depois, comemoração meia-boca na praça, mas tá valendo!

Estava na torcida pelo Japão hoje, mas que joguinho ruim! Vi o início do primeiro tempo no meu horário de almoço. O sono bateu e desisti. Sem lances pro gol, sem expectativas, uma peladinha. Foi na base da sorte mesmo nos pênaltis e os japoneses se deram mal. Pena! Pelo menos, eles nunca chegaram tão longe e podem se sentir realizados, uma vez que penso que, futebol não é coisa de japonês.

Nenhum comentário: